quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Destaque de Hoje – 27/09/2012 – Dia Mundial do Turismo


Turismo foi maior exportador de serviços do país em 2011

O setor do turismo é o mais representativo em termos de exportações de serviços em Portugal, sendo responsável por 42,5 por cento do total em 2011, com variações homólogas positivas até aos dados mais recentes de julho deste ano.
De acordo com valores do Banco de Portugal, em julho deste ano as exportações de serviços no setor do turismo cresceram 8,3 por cento face ao período homólogo de 2011, depois de um aumento de 4,1 por cento no segundo trimestre e 7,2 nos primeiros três meses do ano.
Por seu lado, no total da economia, um número muito debatido dentro do ramo, segundo dados reunidos pelo Turismo de Portugal a partir do Instituto Nacional de Estatística, o turismo representava 9,2 por cento do Produto Interno Bruto em 2010.
O banco central, no boletim de verão, sublinhou que as exportações do turismo devem verificar uma "evolução favorável" este ano, contrariando a tendência dos serviços em geral em 2012.
Já em termos de importações, o turismo representou 26,1 por cento do total em 2011, tendo verificado uma redução de 3,7 por cento no segundo trimestre deste ano.
Desta forma, "no segundo trimestre de 2012, o saldo da balança turística prestou um contributo de 1.267 milhões de euros no saldo da balança corrente, que assim atingiu um saldo negativo de 1.158,8 milhões de euros", podia ler-se no documento de setembro sobre os resultados do setor do Turismo de Portugal.
"A balança corrente, sem o contributo do setor do turismo, atingiu um saldo negativo de 2.425,8 milhões de euros, no segundo trimestre deste ano, valor que correspondeu a um crescimento, face ao trimestre homólogo de 2011", acrescentavam os autores.
A taxa de cobertura da balança turística foi de 273,9 por cento em 2011, tendo crescido 32,7 pontos percentuais no segundo trimestre deste ano face ao mesmo período do ano passado.
 A secretária de Estado do Turismo, Cecília Meireles, afirmou à Lusa que o setor mostrou-se capaz de resistir, ao apresentar resultados positivos num ano que foi dos mais "complexos de sempre para o turismo em Portugal".
"A perspetiva que eu tenho do ano é francamente positiva, isto porque num ano que era extraordinariamente complexo, dos mais complexos de sempre para o turismo em Portugal, o setor mostrou que resiste e que tem resultados muito interessantes", disse Cecília Meireles.
As linhas gerais da revisão do Plano Estratégico Nacional do Turismo vão ser hoje apresentadas em Lisboa, data em que se comemora o Dia Mundial do Turismo.
Apesar dos resultados favoráveis, obtidos à base dos turistas estrangeiros, Cecília Meireles recordou que "a parte mais difícil deste ano tem a ver com o mercado interno", para o qual acredita que vão surgir soluções.
"Mesmo perante uma conjuntura que tinha muitos desafios o setor resistiu, persistiu e mais do que outra coisa mostrou que é um bom embaixador de Portugal, porque muitas vezes esquecemos que o turismo tem um grande papel em termos de imagem de Portugal", declarou a secretária de Estado do Turismo.
Ainda assim, Cecília Meireles lembrou que o país tem "problemas graves para atravessar" dentro do setor, dos quais se destaca a sazonalidade, em particular na Madeira e no Algarve.
Os mais recentes dados do Instituto Nacional de Estatística revelaram que a hotelaria registou 5,1 milhões de dormidas no mês de julho, um crescimento de 1,4 por cento face ao mesmo mês de 2011, com um aumento de receitas na ordem de 1,5 por cento.
Nos dados acumulados, entre janeiro e julho deste ano os proveitos totais caíram 2,5 por cento em relação aos primeiros sete meses de 2011, com um número mais positivo a surgir da parte dos visitantes estrangeiros, que registaram um aumento de 3,9 por cento.
*Este artigo foi escrito ao  abrigo do novo acordo ortográfico aplicado pela agência Lusa*

Sem comentários:

Enviar um comentário