Novo PENT divulgado no Dia Mundial do Turismo
‘Revolução’ na promoção externa só em 2014 |
O Dia Mundial do Turismo, 27 de Setembro, é a data que fontes do sector dizem ao PressTUR ser a preferência da Secretaria de Estado do Turismo para a divulgação do novo Plano Estratégico do Turismo Português (PENT), cuja revisão antecipam seja aprofundada dada a ênfase que Cecília Meireles tem posto no apoio à comercialização.
“Não é por acaso que sistematicamente repete ‘vender, vender, vender’. Parece a sua expressão talismã”, disse uma das fontes ouvidas pelo PressTUR. Essas fontes observaram que, porém, o que mais está a ‘agitar’ o sector é a reforma da promoção externa, actualmente a cargo das ARPT’s (Agências Regionais de Promoção Turística). Uma fonte do Ministério da Economia disse ao PressTUR que para o próximo ano o modelo não se altera, até porque a contratualização está feita até ao fim de 2013, embora estejam ‘na calha’ algumas reformas, como evitar duplicação de gastos, através da contratação centralizada de alguns fornecedores de serviços. Mas, dizem as fontes do PressTUR, o que se antecipa ‘é mais uma revolução do que uma reforma’, com a promoção externa a passar “a ter como foco os produtos turísticos”. Em alguns meios, em lugar do debate sobre as vantagens e desvantagens desse modelo da promoção, o que está a acontecer é um debate sobre a promoção passar a estar centralizada no Turismo de Portugal ou manter-se da responsabilidade das regiões. Os que perfilham esta opção invocam que a não ser assim se perderão os vultosos investimentos que já foram feitos em marcas regionais. Quem aposta na mudança argumenta que a promoção tem que ter muito mais foco no apoio à comercialização e destaca que quando o dinheiro não abunda mais se tem que aplicar o pouco que existe no que é prioritário. A questão é que este debate entronca com a polémica em torno do novo modelo das Entidades Regionais de Turismo, que se tornou mais aguda depois de ser conhecida uma alternativa à reforma proposta pela Secretaria de Estado do Turismo que criava um modelo dual, com três entidades — Lisboa, Porto e Algarve — para as quais tudo se mantinha como dantes, enquanto para as outras regiões a promoção passava a ser liderada pelo Turismo de Portugal. Algumas fontes dizem que há no entanto associações que integram a Confederação que se opõem a essa visão. A questão, dizem as fontes do PressTUR, é que o debate deveria estar centrado em qual o modelo de promoção externa que o turismo português precisa, mas o que se está a debater é quem controla que verbas. Da parte do Governo, dizem fontes próximas do Ministério da Economia, há no entanto “firmeza” para seguir para a frente com uma mudança que reputam de essencial para que a promoção externa “ganhe eficiência e escala”, o que não é viável no actual modelo, que inclusivamente também é mais dispendioso em termos de estrutura. Essas fontes disseram tambémque os últimos dias têm sido de intenso lobbying designadamente por parte de dirigentes regionais do turismo, sobretudo ligados ao PSD e ao PS, que são os partidos com maior implantação regional e que por essa via são também os que estão à frente das entidades regionais de turismo. Apesar dessa ‘agitação’, segundo as fontes do PressTUR a revisão da Lei das Regiões de Turismo vai avançar ainda este mês e espera-se que passe facilmente no Parlamento, tanto mais que já foi retirado um dos ‘escolhos’ que tinha que ver com a disposição que previa apenas a remuneração do cargo de director executivo, pois também os presidentes passam a poder ser remunerados. As medidas de redução de pessoal que vão ter que acontecer não são pacíficas, como nunca são, mas na situação que o País está a viver e com o peso que os encargos de estrutura têm nos seus orçamentos (só os encargos com pessoal representam 70% da dotação que têm do Orçamento de Estado), dificilmente poderão ser contestadas. |
sexta-feira, 7 de setembro de 2012
Destaque de hoje 07-09-2012 - Novo PENT divulgado no Dia Mundial do Turismo ‘Revolução’ na promoção externa só em 2014
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