terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Destaque de hoje neste blogue 13/12/2011 - Portugueses não viajam no final do ano

Portugueses não viajam no final do ano

Medidas de austeridade são as razões apontadas


Outrora tempo para uma pausa retemperadora ou para umas mini-férias, o Natal e a passagem de ano passaram a ser uma época onde a contenção é a palavra de ordem.
De acordo com o estudo sobre o impacto das medidas de austeridade nas intenções de férias dos portugueses no Natal e no Ano Novo de 2011 realizado pelo Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo, 93 por cento dos inquiridos não vai viajar durante as festas de fim de ano.
As medidas de austeridade, como o corte nos subsídios de Natal e o aumento da carga fiscal, são a razão mais apontada em 40 por cento das respostas.
Apenas 7,4 por cento revelam que vão passar férias fora de casa nesta época, a maior parte dos quais quer fazer tudo como fez no último ano, com 77 por cento a dizer que vai estar de férias o mesmo número de dias e 59 por cento a revelar que vai gastar o mesmo dinheiro que em 2010.
O estudo, realizado com base em 422 entrevistas telefónicas válidas, efectuadas entre 15 e 30 de Novembro, avaliou também as intenções de férias dos portugueses para o Verão de 2012.
Segundo as respostas dos entrevistados, sete em cada 10 inquiridos não tenciona viajar durante o período de férias do próximo ano e, daqueles que o fazem, quase um terço pretende gastar menos do que durante este ano.
Em relação às principais razões que levam os portugueses a optar, cada vez mais, por não viajar durante o período de férias, mais uma vez, o destaque vai para as medidas de contenção do défice.
Sessenta por cento dos inquiridos considera terem “muita influência” no rendimento disponível para fazer férias, em 2012. Apenas 6,9 por cento refere que o pacote de medidas de austeridade não vai interferir nos planos para o próximo ano.

In: http://www.cmjornal.xl.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário